(Imagem fonte: miranorte.to.gov.br)

Olá!

Estamos em Outubro, e além dos feriados existentes, esse mês também simboliza algo muito importante, totalmente direcionado às mulheres.

Já vi muitas matérias e postagens, em diversas redes sociais e blogs. Li atentamente a opinião de cada autor (a), e por isso, resolvi fazer também um post ligado a esse assunto e expressar minha opinião sobre isso.


Resultado de imagem para outubro rosa 1997
(Imagem fonte: radiologia.blog.br)

  • Como surgiu:

O movimento popular nos leva de volta ao fim do séc. XX, que foi quando o laço rosa foi dado aos participantes da primeira Corrida Pela Cura, no ano de 1990, realizada em Nova York pela Fundação Susan G. Komen for The Cure.

E foi em 1997, que organizações de duas cidades dos Estados Unidos começaram a homenagear ações ligadas a prevenção do câncer de mama. Esse movimento popular foi denominado como: Outubro Rosa.
Desde então, o movimento é conhecido e comemorado em todo o mundo.

Além do laço, cidades do mundo inteiro iluminam seus monumentos públicos com a cor rosa, para motivar e conscientizar mais a população a respeito dessa campanha.


(Imagens fonte: outubroderosa.com.br)

  • Objetivo:

O movimento tem como principal objetivo visar a atenção para o câncer de mama, e orientar as mulheres de que é preciso se prevenir fazendo o diagnóstico precoce da mama.

É bom lembrar que, não é só no mês de Outubro que devemos nos preocupar com isso. Devemos nos cuidar e nos prevenir sempre, independente da época do ano.


  • Câncer de Mama: O que é?

Como o próprio nome diz, o câncer de mama é um tumor que se desenvolve nas mamas. É um caroço encontrado no seio, dado como consequência de alguma alteração genética em um conjunto de células que passam a se multiplicar muito rapidamente.

Ocorre quando começa um crescimento irregular no ducto mamário e nos glóbulos mamários.


- Principais Fatores de Risco:

O principal fator de risco não modificável é quando já se tem um histórico familiar da doença.

Outros fatores são: o envelhecimento, a menstruação precoce (antes dos 11 anos), a menopausa demorada (depois dos 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido filho só depois dos 30 anos.

Já entre os fatores modificáveis estão: a ingestão contínua de álcool e o excesso de peso. A alteração desses dois fatores diminui o risco de desenvolver a doença. Mas, mesmo adquirindo um estilo de vida saudável, é indispensável ir a consultas ginecológicas ao menos uma vez no ano.

- Alguns sinais do câncer de mama:
Resultado de imagem para cancer de mama
(Imagem fonte: tuasaude.com)

. Fontes:

Então gente, é isso.
É uma campanha de extrema importância, e que serve de conscientização pra todos!
Mulheres, cuidem-se.
Um beijo.

Beleza, moda, pessoal, saúde, tendências, atualidades e entretenimento.